sábado, 14 de abril de 2007

Zombaria

Giovani Gionédis (foto) está desconcertado. Perdeu o rumo. No afã de prejudicar o Atlético em seu intuito de sediar a Copa na Kyocera Arena, faz a própria torcida de trouxa e zomba da mídia, com a ajuda se seu “pupilo” Ricardo Gomyde.

Exagero meu? Não, não. Um resumo do que aconteceu esta semana deixa isso bem claro. Confira:

SEGUNDA, 09/04
Na noite de segunda-feira, Gigi apresentou, em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Coritiba, a idéia de construir um estádio no local do Pinheirão, que, segundo ele, seria a única alternativa viável de local em Curitiba para atender às necessidades de um Mundial de 2014. Os cerca de 100 conselheiros presentes aprovaram a idéia através de votação.

O cartola também revelou aos integrantes do Conselho que a FPF cederia os direitos do terreno do Tarumã, através de comodato, por pelo menos 50 anos ao Coritiba. Pra fechar a noite, Gigi disse que manteria o Couto Pereira como um lugar histórico, com museu e jogos das equipes de base do clube.

TERÇA, 10/04
O presidente da Paraná Esporte e ex-diretor do Coritiba, Ricardo Gomyde, anunciou que o governo do estado aprovou a proposta do Coritiba e da Federação Paranaense de Futebol de um novo Pinheirão e que este seria o projeto que ele levaria oficialmente ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Gionédis comemorou a notícia como se fosse um gol de título. Para Gigi, que confirmou existir “negociações bem avançadas” com o presidente da FPF, Onaireves Moura, a decisão do governo do estado de escolher o Pinheirão foi “maravilhosa”. “É um local que atende os encargos da Fifa, com vias expressas que chegam lá. Precisa de algumas reformas, mas cumpre bem as exigências da Fifa.”

QUARTA, 11
Gigi saboreava o dia seguinte à indicação do Pinheirão como o estádio do Paraná para a Copa. E se gabava de ter passado os rivais para trás. “Enquanto uns ficaram arrotando, eu fiquei trabalhando”.

SEXTA, 12
A Gazeta do Povo desvendou parte do mistério mantido por Gigi e Onaireves sobre o “megaprojeto” do Tarumã. O jornal apresentou os projetos feitos pela Doria Lopes Fiúza Arquitetura a pedido do Coritiba e da FPF e mostrou que se tratava, na verdade, de uma obra para a conclusão do Pinheirão velho de guerra.
Segundo a reportagem, o projeto “foi apresentado em uma cartolina ao governo do estado, poucas horas antes da indicação à CBF (pelo Gomyde) do estádio a ser utilizado nos jogos da Copa 2014.

SÁBADO, 15
A revelação pública do projeto do “novo” Pinheirão deixou Gionédis numa sinuca de bico. Primeiro, porque a torcida odiou. Segundo, porque investidor algum colocaria dinheiro naquilo. Arrependido, Gigi acabou mudando o discurso repentinamente. Em entrevista à Gazeta, “esqueceu” daquilo tudo o que apresentou ao Conselho do clube e disse que o projeto do novo estádio “pode não ser no Pinheirão” .

Sim, acreditem. Em menos de uma semana, Gigi abandonou aquela que, segundo ele próprio, “seria a única alternativa viável de local em Curitiba para atender às necessidades da Copa”. Com isso, então, o Coritiba praticamente abre mão de ter um estádio que possa sediar o Mundial.

(Após estas declarações eu gostaria de ver, hoje, a cara de Onaireves e do Gomyde. Mais dois que foram feitos de trouxas pelo Gigi... )

Por fim, Gigi manteve a postura de construir um novo estádio, disse que já assinou um protocolo de intenções com um investidor e que “eles” (os investidores) é que vão mostrar um projeto-base. Ou seja, o clube não vai apitar em nada sobre o projeto. O “investidor” poderá apresentar o que quiser e escolher o local que quiser. Até Campo Largo entra na parada para abrigar o novo estádio coxa.

Tem alguém aí que acredita ?

Nenhum comentário: